Categorias
Categorias

O Plano Estadual de Educação do Paraná (PEE-PR) foi aprovado pela Lei nº 18.492/2015. Com vigência de 10 (dez) anos, o PEE-PR diz respeito à garantia do direito à educação básica com qualidade, promovendo garantia do acesso, universalização do ensino obrigatório e ampliação das oportunidades educacionais; redução das desigualdades e promoção de equidade; e valorização dos profissionais da educação.

Dentre as iniciativas de projetos com o intuito de desenvolver e aprimorar ferramentas tecnológicas para o acompanhamento do Plano Estadual de Educação do Paraná (PEE-PR) e para dar transparência aos dados da educação, a SEED/PR deu início ao processo de construção de uma ferramenta gerencial, baseada em inteligência artificial (IA), com o intuito de fornecer aos Gestores Educacionais um ambiente dotado de capacidade de acompanhar e monitorar, de maneira on-line, dinâmica e integrada, dados e indicadores educacionais do estado do Paraná.

À Secretaria de Estado da Educação do Paraná – Seed compete:

I – a promoção das condições necessárias à universalização das oportunidades de acesso à escolaridade, garantindo ao aluno, também a permanência com sucesso na escola;

II – o levantamento do universo da população a ser atendida pelas Redes Estadual e Municipal de Ensino, em todos os segmentos da educação básica e devidas modalidades: regular, profissional, especial e de jovens e adultos;

III – a coleta, a análise e a divulgação de dados e informações educacionais;

IV – a implantação de projetos que propiciem a melhoria da qualidade de ensino, com enfoque em resultados mensuráveis em termos de aprendizagem;

V – o acesso de educadores e educandos à tecnologia aplicada à melhoria do ensino e da aprendizagem;

VI – a elaboração e a difusão de diretrizes, regulamentos, regimentos e instruções requeridas para o funcionamento da Rede de Instituições de Ensino de Educação Básica;

VII – o credenciamento das instituições de ensino e a autorização de funcionamento de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, das redes pública e particular;

VIII – a assistência técnica aos docentes e gestores lotados nas instituições de ensino da rede estadual;

IX – o planejamento na utilização, na construção, na melhoria, na ampliação, na adaptação, na conservação e na reorganização da rede física, composta por prédios, equipamentos e mobiliário;

X – a oferta de serviços de apoio, devidamente, adequados aos alunos com necessidades educacionais especiais;

XI – o planejamento, a organização, o acompanhamento e a manutenção das políticas e diretrizes do Governo do Estado para o esporte, lazer e qualidade de vida.

A Legislação e Documentos Oficiais da SEED/PR pode ser encontrada em https://www.educacao.pr.gov.br/Legislacao.

Os dados são originados da própria SEED/PR assim como obtidos junto a demais órgãos / instituições que atuam no segmento da educação.

A grande maioria dos indicadores utilizados no setor público são medidas agregadas que sumarizam diversos valores individuais. Indicadores são especialmente importantes para a compreensão de aspectos específicos da realidade social, política e econômica, assim como para monitorar e avaliar intervenções e mudanças, permitindo analisar se as ações e metas preconizadas pelas políticas públicas estão sendo implementadas, promovendo accountability e transparência aos atores públicos.

Atendendo a essa complexidade, os indicadores, que serão disponibilizados pelo ODE, representam as relações observadas entre esses vários elementos e aspectos transversais do setor de educação.

Uma moderna ferramenta de análise e apoio ao processo decisório. São painéis analíticos que expõem de forma gráfica e interativa a extensa gama de dados e informações divulgadas pelo ODE.

São produtos elaborados pelo ODE que fazem estudos e análises, a partir de dados e pesquisas obtidos junto aos parceiros e colaboradores do Observatório, envolvendo diversas fontes, sobre inúmeros aspectos da educação no estado do Paraná.

As informações contidas visam subsidiar os técnicos e gestores da área, com dados de qualidade e eficientes para consultas e tomada de decisão.

As Publicações Técnicas são instrumentos que visam disseminar o conhecimento sobre o estado da educação no Paraná, além de possibilitar ampliar acesso aos parceiros e colaboradores, a academia e a sociedade em geral.

As Câmaras Técnicas surgem da necessidade de aprofundar a discussão de assuntos pertinentes à área da educação.

São grupos temporários compostos por especialistas e estudiosos e/ou por representantes de todos os envolvidos no setor, que poderão atuar a convite da SEED/PR, de acordo com o nível de complexidade e importância dos assuntos que serão debatidos.